Quem somos


Durante o mês de agosto do ano de 2011, a partir da articulação entre setores dos movimentos sociais, coletivos, ativistas, produtores, organizações, e interessados nos temas relacionados a cultura na nossa cidade, foi organizado e realizado pela Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Belém, o “Seminário Municipal de Cultura de Belém”, evento cujo objetivo pautou a atual conjuntura da política nacional brasileira, os instrumentos de financiamentos da cultura a níveis nacionais e regionais, o sistema nacional de cultura, a viabilidade  e a necessidade urgente de integração do município de Belém, ao Sistema Nacional.

Esse seminário, enquanto uma arena privilegiada do debate específico para atualização de temas nacionais importantes para área da cultura na nossa cidade, para inovação e troca de idéias entre arte, produção, financiamento, tecnologia, política pública e cultura livre, também foi marcado pela presença de importantes seguimentos governamentais entre eles representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria Nacional do Plano de Cultura e do Sistema Nacional de Cultura, do Governo Federal; representantes do Governo Municipal, à frente o atual Presidente da FUMBEL, representação do MINC Regional, do Conselho Nacional de Cultura, parlamentares da esfera federal, vereadores de Belém e da Câmara Municipal dessa cidade.

O Fórum além de articular referências nacionais, regionais e locais está vinculado diretamente à luta pela adesão ao Sistema Nacional, regulamentação e implantação do Sistema Municipal de Cultura na cidade de Belém. Para que isso se configure foi criado um Grupo de Trabalho-GT, formado por representantes dos movimentos sociais ligados a cultura, dos trabalhadores da FUMBEL, do poder Legislativo e do Governo Municipal, no sentido de formatar e apresentar as propostas de minutas de Projetos de Leis que versam sobre o Sistema Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura.

Participe! Integre sua entidade e faça parte deste grande movimento pela cultura em nossa cidade. Assine o Manifesto e a coleta de assinaturas pela implantação do Sistema Municipal de Cultura de Belém.

  
COORDENAÇÃO
GRUPO DE TRABALHO-GT