sexta-feira, 23 de março de 2012

Saiu no portal da UFPA

DAC coleta assinaturas para a criação do Sistema Municipal de Cultura de Belém

A Diretoria de Apoio à Cultura (DAC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está apoiando o Fórum de Cultura de Belém no recolhimento de assinaturas para a criação do Sistema Municipal de Cultura de Belém. O ponto de coleta está localizado, durante os dias 21, 22 e 23 de março, no Restaurante Universitário (RU) do Campus Básico, das 10h30 às 14h.
O Sistema de Cultura Municipal de Belém é um projeto de iniciativa popular que visa à implantação de políticas públicas para a cultura. Ele foi lançado na Câmara dos Vereadores, no dia 16 de fevereiro, e, para ser protocolado, necessita, até o dia 19 de abril, do recolhimento das assinaturas de 0,5% da população eleitoral de Belém, o que equivale a 50.000 assinaturas.



Acesso ao Fundo Nacional de Cultura - Artistas, produtores, agentes culturais e o Fórum de Cultura estão lutando, principalmente, pela adesão de Belém ao Sistema Nacional de Cultura, que dará acesso a 40% do Fundo Nacional de Cultura, destinado aos municípios brasileiros. Além disso, objetivam a criação de mecanismos de controle e um plano para as políticas públicas, assim como conferências para perceberem a demanda das necessidades dessas políticas.
“O movimento que a gente faz não é um movimento dos artistas e para os artistas, é um movimento da cidade e para a cidade, porque cultura é geração de renda, cultura é educação, é garantia de tirar jovens, pessoas da marginalidade, da ociosidade.”, afirma André Souza, integrante do Fórum de Cultura de Belém.
Segundo Leonardo Vitor, bolsista da DAC/Proex, é muito importante a UFPA apoiar esta causa, pois “os universitários também são consumidores de cultura, tanto na Universidade como fora dela. A Universidade se entende como um lugar de manifestações culturais da cidade de Belém e, com o Sistema, eles terão mais recursos para expressar as suas artes.”


Pontos de coleta – Quem deseja colaborar com o Projeto pode ir até os pontos de coleta levando o seu título de eleitor. Além do RU, o Fórum Cultural está fazendo coletas no Instituto Universidade Popular (Unipop), no Espaço Experimental de Dança, no Espaço Cultural Coisas de Negro e na DAC/Proex. Nesta última, os formulários estão disponíveis até o dia 18 de abril e, além de assinarem, as pessoas também podem distribuí-los. No domingo, uma ação acontecerá a partir das 10h, na praça da República, com apresentações culturais, mobilização e coleta de assinaturas.

Apoio – O Projeto de criação do Sistema Municipal de Cultura de Belém recebe apoio, além da UFPA, via DAC/PROEX, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade da Amazônia (DCE/Unama) e de alguns grupos de teatro, como o UNIPOP, os Palhaços Trovadores, a Cia. de Teatro com Bonecos, a Cia. de Teatro Madalena, entre outros.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário