sexta-feira, 30 de março de 2012

Audiência Pública sobre o SMC no Bengui

A cada nova Audiência Pública nos distritos administrativos de Belém esse movimento se torna mais conhecido pelas comunidades e passa a ter uma adesão maior. Algumas vezes, pelos temores dos anos eleitorais, somos perguntados por pessoas em dúvida: " Isso não é coisa de politicagem, não? Não é para eleger fulano ou ciclano?".


A resposta é sempre um convicto "Não!".


Esse movimento que os artistas locais iniciaram tem a humilde pretensão de se espalhar e sensibilizar cada morador e moradora desse município que acredita e se reconhece na nossa Cultura e nos nossos fazeres artísticos e no nosso patrimônio histórico.


Cada pessoa que enxerga nisso uma oportunidade de não ficar parado sem fazer nada contra os absurdos que vivenciamos diariamente na educação, na saúde, na segurança pública e em todas as áreas em que apenas usamos nossa voz para fazer reclamações uns aos outros e ao próprio vento, mas não usamos a força dos nossos braços para pressionar aqueles e aquelas que elegemos para que cumpram seu dever e zelem pela cidade de Belém e sua população, que não subtraiam nosso dinheiro, nem se neguem a investi-lo com sabedoria, onde quer que ele seja necessário.


Se é necessário colocar o número do título de Eleitor para validar a assinatura pela Criação do Sistema Municipal de Cultura, não foi porque nós quisemos assim (sabendo toda a dificuldade que isso gera, já que muito poucas pessoas andam com seu título ou sabem o número de cabeça). A Lei Orgânica do Município de Belém EXIGE que todo Projeto de lei de Iniciativa Popular seja validado por cerca de 5% dos eleitores do município, para que o mesmo possa ser votado na Câmara.


Virar as costas a esse movimento por indiferença, comodismo ou receio de ter suas informações usadas sem consentimento só é válido até o momento em que você não tem informações e procura saber mais sobre o que está sendo proposto e se é importante ou não para você e para a cidade  MUDANÇAS na forma como as coisas tem sido conduzidas. É DEVER da população acompanhar e participar da gestão pública da nossa cidade, do que se faz ou deixa de ser feito.


Assim, convidamos mais uma vez a população de Belém a se fazer presente em mais uma Audiência Pública para esclarecimento sobre o Sistema Municipal de Cultura. Dessa vez a ação ocorre no Distrito Administrativo do BENGUI (DABEN), na terça-feira, 03 de abril, às 18h, na Escola Raimundo Viana. Compareçam!


André Souza
Membro do Fórum de Cultura de Belém



Nenhum comentário:

Postar um comentário