terça-feira, 17 de abril de 2012

ATO CULTURAL MOBILIZA A POPULAÇÃO EM APOIO À CRIAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

Foto de Jorge Anderson


No último domingo (15.04), na Praça da República, mais uma vez os movimentos culturais reunidos no Fórum organizaram Ato Cultural para mobilizar a sociedade e colher assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular criando o Sistema Municipal de Cultura, onde se pôde perceber o carinho e a receptividade da população quando se fala de apoio e incentivo à nossa riqueza cultural. Foram quase 500 (quinhentas) assinaturas coletadas em pouco mais de três horas de diversificada programação cultural, mesmo com toda dificuldade imposta pela necessidade legal de o cidadão ter em mãos, o número de seu Título Eleitoral. 
Circo Nós Tantos

Estiveram presentes na programação cultural do Ato em apoio à criação do SMC: a Companhia Mirai de Dança, o Ampliar Street Dance, o Circo Nós Tantos, o Grupo de Teatro da Escola Anísio Teixeira, o poeta Juraci Siqueira, os EXTRAordinários Cia. De Teatro, o Grupo de Teatro da UNIPOP, a Companhia Moderno de Dança, o Circo Etéreo, Bené da Gaita, o Grupo de Artistas Independentes de Circo (GAIC) e o Quarteto formado pelo pessoal de teatro, mas que manda muito bem na voz e violão (e percussão), o Thales Branches, Ramon Rivera, Cleiton Silva e Marton Maués.
Circo Nós Tantos


Juraci Siqueira

Companhia Mirai de Dança
 O PL que vem sendo discutido pela sociedade civil, à luz das diretrizes do Ministério da Cultura, é um projeto guarda-chuva, que inclui todos os aspectos da institucionalização dos mecanismos de gestão das políticas culturais. O projeto prevê a criação do Conselho Municipal de Política Cultural, a criação do Fundo Municipal de Cultura, com a destinação de 5% do orçamento do município  para o Fundo de Cultura. O fundo terá estrutura abrangente, para permitir  não apenas os repasses de recursos públicos, mas também as contribuições privadas e é uma exigência do Ministério da Cultura para o Município de Belém receber recursos federais Fundo a Fundo. Com o andamento das discussões sobre o SMC de Belém, é perceptível que a sociedade civil está disposta a levar adiante o processo de formalização e implementação do Sistema de Cultura, o que também motivou com que o Executivo se comprometesse a encaminhar à Câmara de Vereadores, o projeto de lei de criação do SMC que vem sendo discutido pelos movimentos culturais.
EXTRAordinários Cia. Cênica

Nenhum comentário:

Postar um comentário