quarta-feira, 6 de junho de 2012

CARNE: Trabalho da Kiwi sobre opressão de gênero e exploração de classe

 
A Kiwi Cia. de Teatro, de São Paulo está circulando em  nosso estado o Projeto CARNE, contemplado com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro da FUNARTE. Já ocorreram apresentações em Marabá e Parauapebas e agora chega a Belém - representando com toda força, competência, poesia e indignação a realidade da mulher nos vários contextos em que lutam por seus direitos em meio a sociedades patriarcais e capitalistas.

O espetáculo é resultado de 4 anos de pesquisa sobre essa temática e se constitui em um material indispensável para alimentar nossa reflexão, discurso e prática nessa questão tão fundamental que é a relação de gêneros.Inspirando-se na autora austríaca Elfriede Jelinek, prêmio Nobel de literatura em 2004, e na obra da historiadora Michelle Perrot, Carne discute as relações profundas entre patriarcado e capitalismo, mostrando, através de procedimentos não naturalistas, o panorama da opressão de gênero e a situação específica da violência contra as mulheres no Brasil.

O projeto Carne, que além do trabalho cênico inclui uma série de debates e oficinas abordando temas como o feminismo, o marxismo, o patriarcado e as configurações do teatro contemporâneo, inaugurou um novo momento da Companhia, marcado por parcerias com organizações e movimentos sociais. Esta nova situação ancora ainda mais o trabalho do grupo na realidade social do país, ampliando a interlocução com públicos normalmente distantes do teatro e tratando temas dificilmente levados à cena. 
 

ATIVIDADES GRATUITAS DO PROJETO CARNE - PATRIARCADO E CAPITALISMO
Kiwi Companhia de Teatro/Cooperativa Paulista de Teatro
 
Programação em Belém:

Apresentações da peça Carne (seguidas de debates)
Datas e horários: 08 (sexta-feira) e 09 (sábado) de junho, 19h30
Local: Teatro Cuíra - Rua Riachuelo 524 (esquina com 1° de Março)
 
Oficina As mulheres e os silêncios da História
Data e horário: 09 de junho (sábado), das 14h às 17h
Local: Teatro Cuíra - Rua Riachuelo 524 (esquina com 1° de Março)
 
Mostra de filmes Gênero em movimento (seguida de debate)
Data e horário: 10 de Junho (domingo), 10h
Local: GEMPAC (Grupo de mulheres prostitutas da área central) - Rua Padre Prudêncio, 462 - Campina
 
filme:  Bajo Juarez. La ciudad devorando a sus hijas, de Alejandra Sánchez e José Antonio Cordero (México, 2007), 96 min. Documentário sobre a morte de mais de 400 mulheres durante os últimos 15 anos em Ciudad Juárez,  uma vila de operárias na fronteira com os Estados Unidos. O filme dá a palavra às parentes das mulheres assassinadas, às mulheres que vivem em Juárez, sob ameaça constante de violências e às jornalistas que procuram revelar a verdade por trás destas mortes.
* TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS.
* Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. MINC/Funarte. Apoio: Cooperativa Paulista de Teatro, GEMPAC - Grupo de Mulheres Prostitutas da Área Central, Teatro Cuíra e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário