segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

DERROTA DO MORGADO! VITÓRIA DA CIDADANIA!


Foi rejeitado por unanimidade hoje, o Projeto de Lei do Vereador Gervásio Morgado, que pretendia alterar de forma arbitrária e ilegal o Plano Diretor de Belém para beneficiar a especulação imobiliária na ZAU-6, setor II (Souza-Entroncamento). Foram meses de mobilização e pressão de vários movimentos e entidades da sociedade civil, incansáveis na ocupação diária da galeria da Câmara Municipal, protagonizando um movimento que ficou conhecido como "Fora Morgado"!
A derrota do Projeto do Morgado, antes acostumado a aprovar junto com seus pares, projetos polêmicos e voltados para interesses privados, sem serem incomodados;  revela um fato novo e interessante nas relações da sociedade com o poder representativo, a de que está disposta a fiscalizar e acompanhar o que o nossos representantes fazem em nome do povo. 
O primeiro grande exemplo dessa participação cidadã foi dado pelo "Movimento Sempre Apinagés", na luta pela retomada do nome da Avenida Apinagés que fora ilegal e arbitrariamente modificado por lei de iniciativa do Vereador Morgado. Além da revogação da lei, o movimento passa a inaugurar um processo de controle social na Câmara de Belém, ao qual se junta outros movimentos quando o mesmo vereador apresenta Projeto de alteração do Plano Diretor sem respeitar o Estatuto das Cidades, nesse bojo outro projeto de alteração dos modelos urbanísticos do Centro Histórico é apresentado pelo Vereador Raimundo Castro, que se vê obrigado a retirá-lo de pauta, pressionado pela forte reação popular. 

Estamos todos de parabéns: Fórum de Cultura de Belém, Fórum Belém, Observatorio Social de Belém, Movimento Sempre Apinagés, ONG No Olhar, Associação Cidade Velha, Cidade Viva, REVOLEA, É Agora Belém que estiveram à frente dessa luta e que acreditaram que juntos podemos ser fortes!


4 comentários:

  1. Em 2013 haverá mais e melhor organizado CONTROLE SOCIAL. É a Democracia Participativa encurralando a "Democracia Representativa", infelizmente formada por grande número de representantes dos interesses próprios em detrimento do interesse coletivo, daqueles que receberam voto, um mandato do povo, e depois não o representa, oferecendo-lhe as costas.

    ResponderExcluir
  2. A TODOS QUE PARTICIPARAM DESTA LUTA!

    DESEJO QUE ESTE EXEMPLO SE ESPALHE, EXPANDINDO-SE EM TODAS AS DIREÇÕES DE DESCASO SOFRIDAS PELA SOCIEDADE, FIRMANDO UM NOVO TEMPO, DE MOBILIZAÇÃO, DE CONQUISTAS, DE VITÓRIAS...

    TEMPO EM QUE A SOCIEDADE, FISCALIZANDO E ACOMPANHANDO O QUE SEUS REPRESENTANTES NO GOVERNO, FAZEM OU DEVERIAM FAZER EM PROL DE SEU CRESCIMENTO FÍSICO, SOCIAL, MATERIAL, CULTURAL E ATÉ MESMO ESPIRITUAL, ALCANÇARÁ OS BENEFÍCIOS QUE MAIS PRECISA.

    PARABÉNS, PARABÉNS E PARABÉNS AO FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA!

    BELÉM AGRADECE E A GENTE SE INSPIRA.

    ResponderExcluir
  3. Caro José Francisco Ramos,demos uma grande lição nos vendilhões de Belém. E viva as redes sociais, grande instrumento de mobilização social!

    ResponderExcluir
  4. Cristian Fraga, a maioria dos vereadores de Belém fazem de seu mandato concedido pelo povo, apenas um instrumento de barganhas e negociatas privadas, contando com a indiferança e desinformação do eleitor. Que esses exemplos sirvam realmente de inspiração à cidadnia! Abs.

    ResponderExcluir