sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Fóruns Nacionais Setoriais do CNPC

Na abertura dos Fóruns, ministra destaca boa execução orçamentária

Em seu discurso de abertura dos Fóruns Nacionais Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), ocorrido na noite desta quinta-feira (13), em Brasília, a ministra Marta Suplicy falou para delegados e delegadas presentes sobre o atual momento que vive a Cultura no país. Ela destacou que o Ministério da Cultura (MinC) deve alcançar este ano 96% de execução orçamentária.
Marta chamou a atenção para a recente aprovação do Sistema Nacional de Cultura, que vai criar bases sólidas para a implantação de políticas culturais no país, falou de projetos como o CEU das Artes – e dos planos de construir alguns deles no exterior – e do Vale-Cultura que vão trazer a marca da inclusão social pela Cultura para o governo Dilma.
A ministra também falou da expectativa de o Brasil ter a cultura como um dos seus principais expoentes na construção de sua política externa.
O evento faz parte do processo de renovação dos Colegiados Setoriais e do Plenário do Conselho e acontece nos dias 13, 14 e 15 deste mês. Aos Colegiados Setoriais são atribuídas uma série de funções, como discutir as políticas para cada setor, debater, analisar, acompanhar e fornecer subsídios ao plenário do Conselho para definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.

Interação e muita troca de ideias
Uma das características do Fórum é o constante debate de ideias. Não foi diferente em sua abertura.
Assim que terminou o discurso da ministra, Gil do Jongo (foto) se aproximou dela e propôs que o Jongo fosse apresentado nos CEUs das Artes a serem construídos no exterior. Ele acabou demonstrando para a ministra como se dança o Jongo.
Maria Roseneide Santana, que, desde a década de 80, coordena rodas de leituras em Sergipe, também exaltou essa característica democrática do Fórum. Ela falou da importância de poder estar ali e de ter oportunidade de emitir sua opinião sobre os assuntos.

Mesa de abertura
Na mesa de abertura, estiveram ao lado da ministra, Rosa Coimbra – representando o CNPC; a deputada professora Dorinha Seabra Resende – representante da frente parlamentar em defesa da cultura e da comissão de educação e cultura; Silvestre Ferreira – presidente da Fundação Cultural de Joinville e presidente do Fórum Nacional dos secretários de dirigentes municipais de cultura das capitais e regiões metropolitanas.
Rosa Coimbra valorizou o diálogo que existe com o MinC atualmente. “Nós artistas viveremos independentemente do governo, sempre, mas é ótimo caminhar com o governo. Se as políticas públicas podem alcançar nossa arte, então poderemos melhorar mais e mais o processo democrático e fazer a nossa arte virar uma política pública.”
A Deputada Dorinha afirmou que a Cultura é sempre a área que sofre contingenciamento de recursos em época de crises. Dorinha afirmou que conta com a força política e a determinação da ministra Marta para que a Cultura tenha a devida importância que merece e esteja sempre integrada à Educação.
Silvestre fez questão de apontar avanços no processo do Fórum e defendeu as mudanças que vem acontecendo na maneira de se tratar a Cultura no país: “A cultura não pode ser apenas a cereja do bolo, mas a massa, que representa a diversidade”.
A novidade dos Fóruns deste ano é a instalação de oito novos colegiados. São eles: arte digital, arquitetura e urbanismo, design, artesanato, patrimônio material, patrimônio imaterial, culturas afro-brasileiras e arquivos. Eles se somarão aos colegiados já existentes, que são os seguintes: artes visuais, circo, culturas populares, culturas indígenas, dança, moda, música, teatro e livro, leitura e literatura.
(Texto: ASCOM – MinC
Fotos: Elisabete Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário