domingo, 30 de setembro de 2012

Ato com Ajoelhaço em Defesa do Centro Histórico


A bela manhã ensolarado deixou o Centro Histórico de Belém ainda mais bonito, tornando-o  cenário apropriado para o Ato em Defesa do Centro Histórico e de Belém, organizado por diversos movimentos e entidades da cidadania, Cerca de 200 pessoas estiveram presentes para protestar contra o PL do Vereador Raimundo Castro (vice de Anivaldo Vale), que propõe a alteração do gabarito das construções no entorno do Centro Histórico, especialmente na nova orla aberta com o Portal da Amazônia, para atender os interesses do lucro imediato das grandes incorporadoras, ao custo do nosso patrimônio cultural, da qualidade de vida, do tráfego, da saturação da rede de esgoto e saneamento e do conforto ambiental.

 Belém sofre a sanha predadora da especulação imobiliária, a mesma que motivou a limpeza social na área do Centro de São Paulo e que é responsável pelos incêndios criminosos nas favelas da área. Assim como Kassab, Duciomar também retirou a "pobreza" da área do portal, indenizando dezenas de famílias com quantias irrisórias que variaram de R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00, agora é necessário ampliar ao máximo o lucro dos seus sócios, retirando a proteção legal que restringe as construções na área.

"AJOELHAÇO" pedindo proteção à Virgem de Nazaré ao Centro Histórico contra a especulação imobiliária e vereadores vendidos.

Os manifestantes presentes, colheram assinaturas para um Abaixo-Assinado pedindo que os vereadores rejeitem o Projeto e em meio a várias manifestações de repúdio, realizaram um "Ajoelhaço", em frente à Catedral, pedindo proteção ao Centro Histórico.


Na próxima 3ª feira, o Projeto deverá voltar à pauta para votação e o movimento está convocando nova MANIFESTAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM, a partir das 9 horas, com um grande apitaço e entrega do Abaixo-Assinado. 
Estão todos convocados a exercer sua cidadania em defesa de Belém!
Professora Rose Norat da Faculdade de Arquiteura e Urbanismo da UFPA.


Professora Nádia Brasil representando o Fórum de Cultura de Belém
Professor José Francisco Ramos representando o Fórum Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário