terça-feira, 15 de maio de 2012

Centro Histórico de Belém

Portaria do Ministério da Cultura homologa o tombamento de dois bairros da cidade

O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros da Cidade Velha e Campina, no centro histórico de Belém, foi homologado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, por meio da Portaria nº 54, publicada nesta quinta-feira, 10 de maio, no Diário Oficial da União (Seção 1, página 15).
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou o tombamento dos dois bairros da capital paraense em maio do ano passado, durante reunião ocorrida em Brasília.  Com a aprovação da proposta por parte do Conselho, quase três mil edificações da área histórica de Belém estão sob a proteção do governo federal.
Todo o processo de tombamento foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura. De acordo com o parecer do Departamento de Patrimônio Material da instituição, “a cidade de Belém,  (e sobretudo os bairros Cidade Velha e Campina, enquanto sua porção mais antiga) tem grande importância no processo de conquista e colonização portuguesa no Norte do país”.
Perto de completar 400 anos, o centro histórico da cidade paraense remonta ao século XVII (ano de 1616), quando os portugueses expulsaram, de forma definitiva, os franceses do Brasil. A partir daí, Belém passou a ser elemento de ligação entre o Rio Amazonas e o mar, facilitando a posse da Amazônia.
Leia a portaria no D.O.U
(Extraído do site do MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário