terça-feira, 8 de maio de 2012

VITÓRIA DA CULTURA! BELÉM TERÁ SEU SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA


Foi um dia pra ficar marcado na cultura de Belém. Foram quase 02 anos de reuniões, debates, plenárias, seminários, Atos Culturais, audiências públicas, idas e vindas no diálogo com o Governo Municipal, mas finalmente  os mais diversos segmentos culturais que resolveram se organizar no Fórum de Cultura de Belém como forma de pensar e propor uma política cultural para Belém, conquistaram uma significativa vitória, deu entrada hoje (08.05),  na Câmara Municipal de Belém, o Projeto de Lei que criará o Sistema Municipal de Cultura de Belém. A partir da criação do Sistema Municipal de Cultura, serão implementados o Conselho Municipal de Política Cultural, o Fundo, o Plano e a Conferência Municipal de Cultura e Orçamento Participativo da Cultura. Esses elementos servirão para se articular, gerir, informar, formar e promover as políticas públicas para cultura, com a distribuição democrática dos recursos através da participação e controle da sociedade. 



O dia começou, às 9 horas, no Palácio Antônio Lemos, com a assinatura do Acordo Federativo de Cooperação entre Prefeitura de Belém e o Ministério da Cultura, com vistas à adesão de Belém ao Sistema Nacional de Cultura, credenciando nossa capital a receber os 40% dos recursos do Fundo Nacional de Cultura destinados aos estados e municípios. 

Estiveram presentes na cerimônia, Bernardo Novais da Mata Machado, Diretor de Programas Integrados do Ministério da Cultura e o Chefe da Representação Norte do MinC, Delson Cruz e representando a Prefeitura de Belém, estiveram presentes o Chefe de Gabinete da PMB, Oseas Silva Júnior e o Presidente da Fumbel, Carlos Amilcar, na presença do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Raimundo Castro e do Presidente da Comissão Permanente de Cultura, Vereador Marquinho do PT e representantes dos diversos segmentos culturais da cidade.


Em seguida, o Fórum de Cultura de Belém, Fumbel e MinC,  fizeram o protocolo do Projeto de Lei na Câmara de Vereadores, que teve sua Sessão Ordinária suspensa para receber os representantes dos segmentos culturais e autoridades. 

Falando em nome do Fórum de Cultura, o ator e ativista cultural, Paulo Ricardo Nascimento resgatou a mobilização dos segmentos culturais, com o decisivo apoio da Comissão Permanente de Cultura da CMB e da Representação Regional Norte do MinC para chamar a atenção do Poder Executivo para a necessidade de mudanças na gestão cultural do município e implantação de políticas públicas para a cultura, que atendessem aos operadores da cultura e a comunidade de Belém, através da criação do Sistema Municipal de Cultura de Belém e da adesão de Belém ao Sistema Nacional de Cultura. Foi às ruas, mobilizou os oito Distritos Administrativos, realizou diversos atos culturais e participou de outros tantos eventos, no intuito de coletar assinaturas de apoio ao PL, "aqui, agradecemos a todos que assinaram o Projeto de Lei, pois demonstraram a carência da população de Belém e o seu desejo de tornar mais poético o seu cotidiano, ainda que não tenhamos conseguido atingir as 50 mil assinaturas, essa mobilização chamou a atenção do governo municipal para a necessidade de este comprometer-se com a criação do Sistema, tornando esse momento possível".

Bernando da Mata Machado, afirmou que o MinC tem acompanhado todo o movimento ocorrido em Belém e ressaltou a singularidade em todo Brasil, do proceso de adesão de Belém ao Sistema Nacional de Cultura, "a forma como está ocorrendo a adesão de Belém, com ampla construção e participação da sociedade civil, é a garantia da sua implementação. 

O Vereador Marquinho ao parabenizar a todos os atores dessa conquista, solicitou aos vereadores presentes prioridade na tramitação do projeto  e "que por ter sido um projeto de lei que nasceu no seio da sociedade civil e que tem o aval do Executivo não teremos maiores impasses para que seja aprovado até junho."Os líderes de bancada presentes, PT, PDT, PRB e PTB manifestaram apoio ao Projeto.
Que essa vitória seja apenas a primeira de um longo caminho ainda a ser percorrido e que novos caminhantes se juntem a essa caminhada!
 



2 comentários:

  1. Parabéns a todos que mobilizaram e contribuíram para que essa vitória fosse possível. A vitória é de todos!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade! E foram muitos que contribuíram para essa vitória, mas vamos precisar continuar mobilizados e fortalecer o Forum com novos segmentos, pois além da aprovação do Projeto, temos que garantir a sua regulamentação e implementação de mecanismos que são o principal objetivo da luta: implantação do Fundo Municipal de Cultura, Conselho de Cultura, Plano Municipal de Cultura. Obrigado a todos!

    ResponderExcluir